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"Pedra na pedra", ap�s milh�es de
anos...
Cada diamante �
�nico. Como uma impress�o digital, n�o h� dois id�nticos.
Voc� conhece algu�m
que tenha um diamante em bruto?
O diamante � sin�nimo
de poder, riqueza, seguran�a e beleza.
Quando voc� segura
um diamante, seja ele em bruto ou lapidado numa j�ia, voc� est�
literalmente segurando um peda�o de hist�ria geol�gica em sua
m�o. A mais jovem rocha vulc�nica na qual os diamantes s�o
trazidos para a superf�cie da terra tem por volta de 70 milh�es
de anos!
Quando um diamante �
encontrado ele passa por v�rios processos at� que ele se torne o
produto finalizado como estamos acostumados a v�-los, o diamante
lapidado.
O primeiro passo na lapida��o de um
diamante � entreg�-lo a um clivador ou serrador. Ambos,
essencialmente, fazem o mesmo servi�o: cortar ou clivar o diamante em
dois peda�os para determinar o melhor aproveitamento da pedra. Que
forma dever� ter? Redondo, gota, navete ou o qu�?
A diferen�a que indica se uma pedra deve ir para um
clivador ou serrador est� no que � chamado fator de tens�o da pedra.
Serrar � um longo e demorado processo. A clivagem �
feita atrav�s de uma "batida" precisa em cima de uma l�mina sobre a
pedra e leva alguns segundos para concluir-se.
Portanto antes de se clivar ou serrar a pedra deve ser "marcada" por
um especialista que examina e determina se ela deve ser clivada ou
serrada.
Depois de ser clivado ou serrado, o diamante passa por
uma s�rie de lapid�rios, cada um na sua especialidade. H� o
"bloqueador" - que d� o formato que a pedra ter�. Depois h� os
"abrilhantadores" - que est�o subdivididos em duas categorias: o que
faz a parte de cima e o que faz a parte de baixo. O que faz "em cima",
faz a mesa e as facetas acima da cintura, o que faz "em baixo" faz o
pavilh�o.(veja figura) Finalmente a pedra vai para o lapid�rio que faz
a "cintura".
De maneira geral, pedras redondas
produzem menos de 50% do diamante bruto. Por exemplo uma pedra de 2
quilates vai produzir menos de 1 quilate lapidado.
Gota ou Baguete produzem em torno de
50% a 60% do bruto.
A "febre"
Diamantes j� ornamentaram reis,
inspiraram poetas, deslumbraram estrelas de cinema, trouxeram morte a
famosos e n�o famosos, a eles foi at� mesmo atribu�do poder de cura
sobre doen�as. Jahan Shah, construtor do Taj Mahal, ostentava um
diamante de 88 quilates em sua coroa��o em 1628.
A compuls�o por ter o melhor
sobrevive no mundo de hoje. Consideremos, por exemplo, a febre do
leil�o. S� em 1988, nove diamantes vendidos tanto na Sotheby's como na
Christie's em Nova Iorque, atingiram pre�os que variavam de US$
185.200,00 a US$ 926.315,00 por quilate!
Levemos em considera��o tamb�m o fato
de os americanos terem gasto quase US$ 12 bilh�es em j�ias com
diamantes no ano passado. Sendo 30% mais do que eles gastaram com
artigos de beleza e seis vezes mais do que gastaram com casacos de
pele. Eles dizem "Eu te amo" com an�is de noivado. Eles dizem "Eu te
amo mais do que nunca" com alian�as de brilhantes, comemoram
anivers�rios, Natal e momentos especiais com braceletes, colares,
an�is e pingentes cheios de diamantes.