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"Pedra na pedra", ap�s milh�es de anos...

Cada diamante � �nico. Como uma impress�o digital, n�o h� dois id�nticos.

Voc� conhece algu�m que tenha um diamante em bruto?

O diamante � sin�nimo de poder, riqueza, seguran�a e beleza.

Quando voc� segura um diamante, seja ele em bruto ou lapidado numa j�ia, voc� est� literalmente segurando um peda�o de hist�ria geol�gica em sua m�o. A mais jovem rocha vulc�nica na qual os diamantes s�o trazidos para a superf�cie da terra tem por volta de 70 milh�es de anos!

Quando um diamante � encontrado ele passa por v�rios processos at� que ele se torne o produto finalizado como estamos acostumados a v�-los, o diamante lapidado.

O primeiro passo na lapida��o de um diamante � entreg�-lo a um clivador ou serrador. Ambos, essencialmente, fazem o mesmo servi�o: cortar ou clivar o diamante em dois peda�os para determinar o melhor aproveitamento da pedra. Que forma dever� ter? Redondo, gota, navete ou o qu�?
A diferen�a que indica se uma pedra deve ir para um clivador ou serrador est� no que � chamado fator de tens�o da pedra.
Serrar � um longo e demorado processo. A clivagem � feita atrav�s de uma "batida" precisa em cima de uma l�mina sobre a pedra e leva alguns segundos para concluir-se. Portanto antes de se clivar ou serrar a pedra deve ser "marcada" por um especialista que examina e determina se ela deve ser clivada ou serrada.
Depois de ser clivado ou serrado, o diamante passa por uma s�rie de lapid�rios, cada um na sua especialidade. H� o "bloqueador" - que d� o formato que a pedra ter�. Depois h� os "abrilhantadores" - que est�o subdivididos em duas categorias: o que faz a parte de cima e o que faz a parte de baixo. O que faz "em cima", faz a mesa e as facetas acima da cintura, o que faz "em baixo" faz o pavilh�o.(veja figura) Finalmente a pedra vai para o lapid�rio que faz a "cintura".

De maneira geral, pedras redondas produzem menos de 50% do diamante bruto. Por exemplo uma pedra de 2 quilates vai produzir menos de 1 quilate lapidado.

Gota ou Baguete produzem em torno de 50% a 60% do bruto.

A "febre"

Diamantes j� ornamentaram reis, inspiraram poetas, deslumbraram estrelas de cinema, trouxeram morte a famosos e n�o famosos, a eles foi at� mesmo atribu�do poder de cura sobre doen�as. Jahan Shah, construtor do Taj Mahal, ostentava um diamante de 88 quilates em sua coroa��o em 1628.

A compuls�o por ter o melhor sobrevive no mundo de hoje. Consideremos, por exemplo, a febre do leil�o. S� em 1988, nove diamantes vendidos tanto na Sotheby's como na Christie's em Nova Iorque, atingiram pre�os que variavam de US$ 185.200,00 a US$ 926.315,00 por quilate!

Levemos em considera��o tamb�m o fato de os americanos terem gasto quase US$ 12 bilh�es em j�ias com diamantes no ano passado. Sendo 30% mais do que eles gastaram com artigos de beleza e seis vezes mais do que gastaram com casacos de pele. Eles dizem "Eu te amo" com an�is de noivado. Eles dizem "Eu te amo mais do que nunca" com alian�as de brilhantes, comemoram anivers�rios, Natal e momentos especiais com braceletes, colares, an�is e pingentes cheios de diamantes.


 
 

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